Projeto 2014

Projeto 2014
Venha e Participe Conosco do Projeto da Missão

17 de jan. de 2009

O Glorioso Aparecimento de Cristo do céu



“E a vós, que sois atribulados, descanso conosco quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu, com os anjos do seu poder”. 2 Ts 1.7


No fim da presente era, quando o Senhor Jesus voltar a terra com os seus santos para julgar os ímpios, o mal e governar a raça humana.


A Segunda Vinda de Cristo.

· O tempo do Arrebatamento da Igreja.
ü Esse é um assunto de elevada importância. A Segunda Vinda de Cristo consiste em um só evento, contudo, o mesmo se manifestará em duas fases:

1) Primeiramente, ocorrerá o “rapto da Igreja” ou “arrebatamento”, que será transladação dos crentes, tantos vivos como falecidos, para estarem na presença de Cristo, nos ares (1 Ts 4.13-18).
2) Depois disso (após decorrerem sete anos) dar-se-á a “Revelação de Cristo” ou “A vinda Gloriosa de Jesus no Céu” de forma visível sobre as nuvens do céu, quando Ele descerá à terra no Monte das Oliveiras, de onde ascendeu (At1.11,12; Mt 24.27-30). Essa será a sua manifestação em poder e grande glória a Israel e as nações do mundo.


O rapto será um evento secreto, enquanto a revelação terá a mais ampla divulgação, todo o mundo tomando conhecimento da mesma.

· O destino da Igreja.

Após o “rapto da Igreja” haverá um período de tempo que durará pelo menos três anos e meio, ou mais provavelmente sete anos, durante o qual terá lugar o juízo da Igreja, no chamado “Tribunal de Cristo”, onde ela receberá os galardões do Senhor.

10 Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do
corpo, ou bem ou mal. 2 Co 5.10

Também a Igreja estará presente as “bodas do Cordeiro”, no céu, na qualidade de NOIVA.
Durante este período, o Anticristo reinará sobre a terra e a Grande Tribulação se desencadeará sobre Israel e as nações.
Depois disso dar-se-á a “Revelação de Cristo” de forma visível sobre as nuvens do céu.
Logo em seguida, Cristo estabelecerá seu reino de 1000 anos de paz sobre a terra. Esses santos (Igreja) então reinarão com Cristo sobre a terra durante o período milenial.


A Vinda Gloriosa de Jesus no Céu.

· I - Cristo voltará com os crentes e com os seus anjos.

Os tessalonicenses estavam perseverando na fé, em meio a perseguições e aflições. Sua atitude era uma "prova" do justo juízo de Deus, significando que Ele considerava os tessalonicenses dignos da sua graça e do seu reino, pelos quais sofriam. Tais sofrimentos injustos também eram prova de que os perseguidores se opunham ao próprio povo de Deus e que, portanto, receberiam a devida retribuição da parte de Deus.
Embora Deus vá retribuir aos ímpios no começo da tribulação, a retribuição completa ocorrerá somente no fim da presente era, quando o Senhor Jesus voltar à terra para julgar os ímpios.

7 E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu, com os anjos do seu poder,
8 como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo;
9 os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder,
10 quando vier para ser glorificado nos seus santos e para se fazer admirável, naquele Dia, em todos os que crêem (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós). 2 Ts 1.7-10


Mas o descanso completo ocorrerá somente quando Jesus voltar a terra (2 Ts 1.7-10) com seus santos para julgar o mal e governar a raça humana.



E vi o céu aberto (Ap 19.11) narra o começo da segunda vinda de Cristo à terra, como Rei dos reis e Senhor dos senhores (Ap 19.16). (
[3])
Ele vem do céu como o Messias-Vencedor (2 Ts 1.7,8) para estabelecer a verdade e a justiça (Sl 96.13), julgar as nações e aniquilar o mal (Jo 5.30). É esse o evento que os fiéis de todas as gerações aguardam.
Estes exércitos celestiais que voltam com Cristo incluem todos os santos que já estão no céu (Ap 17.14). Suas vestes brancas confirmam esse fato.
Quando Cristo voltar à terra, castigará as nações ímpias e rebeladas contra Ele. Reger "com vara de ferro" significa destruí-las (Sl 2.9). Pisar o lagar indica quão terrível é seu julgamento.

11 E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça.
12 E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito que ninguém sabia, senão ele mesmo.
13 E estava vestido de uma veste salpicada de sangue, e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.
14 E seguiam-no os exércitos que há no céu em cavalos brancos e vestidos de linho fino, branco e puro.
15 E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-poderoso.
16 E na veste e na sua coxa tem escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES. Ap 19.11-16


· II - Cristo reunirá os santos da tribulação.

29 E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas.
30 Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; e todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
31 E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, vos quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus. Mt 24.31, A Vinda Gloriosa de Jesus.

Quando Jesus Cristo voltar a terra, depois da tribulação, ocorrerão os seguintes eventos:

· 1) O juízo divino sobre os ímpios (Mt 24.30; Ap 19.11-21), sobre o Anticristo (Ap 19.20) e sobre Satanás (Ap 20.1-3).
· 2) Ocorre o julgamento das nações e a separação das pessoas vivas na terra, à vinda de Cristo (Mt 25.32);
· 3) Os santos de todas as eras estarão reunidos. Isto inclui a reunião dos santos que já estão no céu (Mc 13.27; Jo 14.3; Ap 19.14; Ap 20.4,6) e dos santos vivos na terra, no advento de Cristo (Mt 13.40); e
· 4) O reinado de Cristo na terra por mil anos (Ap 20.4).


· III - Os incrédulos não estarão preparados para isso.

A Segunda Vinda de Cristo

As declarações de Jesus sobre a vinda do Filho do Homem revelam que ela abrange dois aspectos.
A vinda do Filho do Homem refere-se, tanto:

· A primeira fase da sua volta, numa data desconhecida, antes da tribulação(OARREBATAMENTO DA IGREJA), para buscar os santos da igreja, o arrebatamento (1 Ts 4.14).

· Como também à segunda fase da sua vinda, que ocorrerá depois da tribulação, para julgar os ímpios e recolher os justos no seu reino (Ap 19.11; Ap 20.4).

Que Cristo se referiu a dois eventos, tanto à sua volta imprevisível (Mt 24.42,44), como também à sua volta previsível (Mt 24.29,30), vê-se pelo fato que Ele cita três diferentes categorias de pessoas nos versículos 37-44, ilustrando os dias de Noé. (
[4])


As três categorias de pessoas e seu relacionamento com a vinda de Cristo são:

1) As vítimas do dilúvio nos dias de Noé, representando os descrentes da tribulação. Não sabem a ocasião da volta de Cristo e estão despreparados. Serão destruídos no tempo do fim (Mt 24.38,39,43; Lc 17.26-29). Trata-se de uma referência à segunda fase da sua volta depois da tribulação.
2) Noé, representando os crentes da tribulação. Por causa dos sinais do tempo do fim, os santos da tribulação sabem, quase exatamente, o momento da volta do Senhor, e estarão preparados e serão salvos. A ocasião da volta de Cristo para eles ocorre no tempo previsto (Mt 24.27). Aqui trata-se da segunda fase da volta de Cristo, depois da tribulação.
3) Os discípulos de Jesus. Eles representam os crentes dos nossos dias, os crentes da igreja, antes da tribulação, que não saberão o tempo da volta de Cristo para levá-los ao céu (Mt 24.42,44; Jo 14.3; 1 Ts 4.14). Não haverá sinais específicos precedendo a vinda do Senhor para buscá-los, pois Cristo declara que ela ocorrerá inesperadamente (Mt 24.42,44).


38 Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,
39 e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem.
43 Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Mt 24.38,39,43

· IV - Cristo separará os povos da terra.

Na volta de Cristo à terra, depois da tribulação, na consumação da presente era (Ap 19.11-21), virá o tempo da ceifa, tanto dos ímpios como dos justos que estiverem na terra (Mt 13.30, 40-42).

1) Os ímpios serão ceifados primeiro e removidos dentre os justos (Mt 13.30,41,49).

2) Os justos serão ceifados em segundo lugar (Mt 13. 30b, 41,43, 49).

3) Essa colheita dos ímpios surgirá de dentro do seu Reino (Mt 13.41).

4) Depois da colheita e da destruição dos ímpios, os justos resplandecerão como o sol, no Reino de seu Pai (Mt 13.43; Mt 25.31-34; Ap 20.4).

40 Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo.
41 Mandará o Filho do Homem os seus anjos, e eles colherão do seu Reino tudo o que causa escândalo e os que cometem iniqüidade. Mt 13.40,41


O Julgamento das Ovelhas e dos Bodes

O julgamento das ovelhas e dos bodes ocorre depois da tribulação e da volta de Cristo à terra e antes do início do seu reino terrenal (Ap 19.11 20.4; Dn 7.9-14).

· 1) Na ocasião da vinda de Cristo, os salvos e os perdidos vivendo aqui na terra, sobreviventes da tribulação, ainda estarão todos juntos (Mt 25.32).
· 2) Este julgamento efetua a separação entre os ímpios e os justos (Mt 25.32,33; Mt 13.41).
· 3) Será baseado nos atos de amor e bondade para com aqueles que pertencem a Cristo e que sofrem por isto. O amor e a compaixão são parte integrante da verdadeira fé e salvação (Mt 25.35-46).
· 4) Os ímpios não terão entrada no reino de Cristo, mas irão para o tormento eterno (Mt 25.41,46; Ap 14.11).
· 5) Os justos herdarão a vida eterna (Mt 25.46) e o reino de Deus (Mt 25. 34; Ap 20.4).


31 E, quando o Filho do Homem vier em sua glória, e todos os santos anjos, com ele, então, se assentará no trono da sua glória;
32 e todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas.
33 E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.
34 Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
35 porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
36 estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.
37 Então, os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber?
38 E, quando te vimos estrangeiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos?
39 E, quando te vimos enfermo ou na prisão e fomos ver-te?
40 E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
41 Então, dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
42 porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
43 sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e estando enfermo e na prisão, não me visitastes.
44 Então, eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão e não te servimos?
45 Então, lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.
46 E irão estes para o tormento eterno, mas os justos, para a vida eterna. Mt 25.31-46


· V - As nações ficarão enfurecidas diante desse evento.

Os vinte e quatro anciãos profetizam o que acontecerá na vinda de Cristo. As nações ficarão enfurecidas, os mortos serão julgados (Ap 11.18) e Deus destruirá os que destruíam a terra, os iníquos (Ap 19.20,21). (
[6])


18 E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.

19 E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca do seu concerto foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos, e grande saraiva.
Ap 11.18-19


· VI - Os santos se regozijarão diante desse evento.

ü Aqui, os salvos no céu louvam ao Senhor, porque Deus julgou o mundo e vingou aqueles que o mundo fez sofrer, e porque Jesus Cristo está voltando à terra para reinar (Ap 19.6,11; Ap20.4).

Esse é o hino "aleluia" do céu.

Na cronologia do capítulo 19, vemos a "noiva" (a igreja, 2 Co 11.2) já no céu, antes da vinda de Cristo à terra.

Os intérpretes vêem aí uma indicação de que a igreja já foi arrebatada antes da vinda de Cristo, conforme vemos em Ap 19.11-21 (O ARREBATAMENTO). Duas razões para isso.

1) A noiva (Ap 21.2) está totalmente preparada no céu, para "as bodas do Cordeiro", logo, a igreja já deve ter sido arrebatada, achando-se no céu.

2) A noiva, já no céu, está vestida com "as justiças dos santos", seus atos de retidão (Ap 19.8). Para os atos de retidão dos santos serem completos, eles precisam estar no céu e libertos de toda a impureza.


1 E, depois destas coisas, ouvi no céu como que uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia! Salvação, e glória, e honra, e poder pertencem ao Senhor, nosso Deus,
2 porque verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande prostituta, que havia corrompido a terra com a sua prostituição, e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos.
3 E outra vez disseram: Aleluia! E a fumaça dela sobe para todo o sempre.
4 E os vinte e quatro anciãos e os quatro animais prostraram-se e adoraram a Deus, assentado no trono, dizendo: Amém! Aleluia!
5 E saiu uma voz do trono, que dizia: Louvai o nosso Deus, vós, todos os seus servos, e vós que o temeis, tanto pequenos como grandes.
6 E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! Pois já o Senhor, Deus Todo-poderoso, reina.
7 Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.
8 E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos. Ap 19.1-8

· VII - Cristo julgará e destruirá os ímpios, inclusive o Anticristo e Satanás.

O começo da segunda vinda de Cristo a terra, como Rei dos reis e Senhor dos senhores. Ele vem do céu como o Messias-Vencedor para estabelecer a verdade e a justiça (Sl 96.13), julgar as nações e aniquilar o mal (Jo 5.30). É esse o evento que os fiéis de todas as gerações aguardam.

Estes exércitos celestiais que voltam com Cristo incluem todos os santos que já estão no céu. Suas vestes brancas confirmam esse fato.

Deus destrói os ímpios em toda a terra (Jr 25.29-33). Logo, nenhuma pessoa não-salva entrará no reino milenial de Deus (Ap 20.4).

Os injustos "não hão de herdar o Reino de Deus" (1 Co 6.9-11; Gl 5.21). Eles serão separados dos justos, depois que Cristo voltar em glória e serão destinados ao castigo eterno (Mt 25.31-46).

Depois da volta de Cristo, Satanás será preso e amarrado por mil anos para que não mais engane as nações. Isso implica numa cessação total da sua influência durante mil anos. Depois dos mil anos, ele será solto por pouco tempo para enganar aqueles que se rebelarem contra o domínio de Deus.


17 E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde e ajuntai-vos à ceia do grande Deus,

18 para que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam, e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes.

19 E vi a besta, te os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo e ao seu exército.

20 E a besta foi presa e, com ela, o falso profeta, que, diante dela, fizera os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no ardente lago de fogo e de enxofre.


21 E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes. Ap 19.19-21


1 E vi descer do céu um anjo que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão.

2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.

3 E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que mais não engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo. Ap 20.1-3


· VIII - Os santos da tribulação receberão galardões.

Aqueles que se assentam nos tronos são provavelmente os vencedores oriundos de todos os tempos e possivelmente incluem os santos do AT (Ez 37.11-14; Ef 2.14-22; 3.6; Hb 11.39,40).

O Milênio

Este reino de Cristo por mil anos é, às vezes, chamado "o milênio", termo de origem latina que significa "mil anos". As características deste reino são as seguintes:
Aqueles que "viveram" (voltaram à vida) depois da volta de Cristo são, conforme é declarado, os que foram fiéis a Ele e que morreram durante a tribulação (Ap 6.9; Ap 12.17).

João não menciona a ressurreição dos santos da igreja que morreram, porque ela já ocorreu quando Cristo retirou sua igreja da terra e a levou ao céu (O ARREBATAMENTO DA IGREJA).

Este reino de Cristo por mil anos é, às vezes, chamado "o milênio", termo de origem latina que significa "mil anos".

Do reino milenial de Cristo participarão os salvos da igreja (Ap 2.26,27; 3.21; 5.10; 20.4), e, possivelmente, os santos ressurretos do AT (Ez 37.11-14; Ef 2.14-22; Hb 11.39,40), e os santos mártires da tribulação precedente.


4 E vi tronos; e assentaram-se sobre eles aqueles da quem foi dado o poder de julgar. E vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na testa nem na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. . Ap 20.4

9 E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. Ap 6.9

17 E o dragão irou-se contra a mulher e foi fazer guerra ao resto da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus Cristo. Ap 12.17

O Milênio.

· Bem Aventurado os Sacerdotes de Deus.
O propósito do livro do Apocalipse é descrever o triunfo do reino de Deus, quando Cristo voltar para estabelecer o seu reino na terra; os eventos dos tempos do fim, vinculados à vinda de Cristo, são também descritos. (
[10])
Apresenta uma escatologia de vitória para os fiéis e ensina que a história terminará no julgamento do sistema instaurado neste mundo por Satanás (Ap 1.17,18) e no reino eterno de Cristo e seu povo (Ap 20.4; 21.1-22.5).

4 E vi tronos; e assentaram-se sobre eles aqueles da quem foi dado o poder de julgar. E vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na testa nem na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos.
5 Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.
6 Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos. Ap 20.4-6

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LeonardoSaleme