Projeto 2014

Projeto 2014
Venha e Participe Conosco do Projeto da Missão

8 de jan. de 2009

IADL



PALAVRA DO PASTOR
( Jubileu de Prata da Igreja Assembléia de Deus de Laranjeiras completados no ano de 2008 )
"Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. "(Fp 4.13-14)

Irmãos, estamos no ano do Jubileu de Prata!
Afinal, chegamos a maior idade de nossa igreja. Passamos a infância, a adolescência e estamos no vigor da juventude. Vinte e cinco anos na vida de uma pessoa é uma data de decisões importantes. Até os vinte e cinco uma pessoa se estruturou, se preparou e adquiriu experiências para uma nova etapa da vida; é o nosso caso. Daqui para frente temos que errar menos e sermos mais maduros.
Assim como Paulo, não jugo que alcançamos tudo; temos muito que avançar e conquistar. É preciso conquistar os sonhos já sonhados e sonharmos novos sonhos. O Senhor tem para nós infinitamente mais que pensamos!
No nosso caso só vamos deixar para trás as coisas que não nos edificam. Não podemos deixar para trás nossa linda história de avanços e grandes conquistas. Muitas coisas que fizemos até aqui foram na fase do aprendizado, agora os projetos serão melhores elaborados; a execução será com mais firmeza e constância. As coisas estão mais claras quanto ao projeto de Deus para sua igreja. Temos um alvo bem ousado para os próximos anos: evangelizar, discipular e enviar.
Investir no treinamento de novos líderes e missionários; capacitar e aperfeiçoar os santos para melhor executar a obra do reino. Celebrar os vinte e cinco anos é rememorar a nossa história, sem ela não podemos compreender o presente e muito menos nos projetarmos para o futuro.
A igreja Assembléia de Deus de Laranjeiras cresceu junto com seus membros, aprendendo uns com os outros. A Família IADL é uma família forte; temos o nosso jeito de ser igreja. Plantados numa das regiões que mais cresce na Grande Vitória, temos crescido juntos, fazendo a diferença. Estamos avançando para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Do vosso pastor e amigo, Elson Medeiros

IADL - DUAS VIDAS, UMA HISTÓRIA

O ano é 1983. Em pleno início da década de 80, um período na história do Brasil meio que dá vontade de esquecer. Pois foi um período marcado por crises, transformações e lutas. Greves, greves e mais greves; protestos, lutas por anistia, novo governo, democracia e o fantasma da hiper-inflação (lembra-se das remarcações de preços, das “fiscais do Sarney”?).
É nesse cenário desolador e triste que nasce a esperança de dias melhores para uma nova comunidade, o Parque Residencial Laranjeiras.
Se o presente comunicava desânimo, a pregação insistia em alegria, renovo e esperança. E assim, dia após dia, Pastor Oscar Castelo, um canela verde de 70 anos, já comunicava uma visão de grandeza e prosperidade espiritual. Ninguém que não tenha uma visão muito grande constrói sobre bases tão grandes e sólidas seus projetos arquitetônicos. Ele viu! Ele contemplou pelos olhos da fé a grandiosidade desse templo! Mas que isso, ele se acercou de homens de Deus, de vida ilibada, verdadeiros conselheiros. E quando precisou, por força das circunstâncias ministeriais, foi substituído (1987-1989)



PR. REGINALDO - UM HIATO EM: DUAS VIDAS, UMA HISTÓRIA

Na marcante história da presidência da IADL, está a vida de uma pessoa ilustre, digna, e invejável, Pr. Reginaldo Germano do Nascimento, Baiano bom, natural de Belmont.
Em função da mudança para o Rio de Janeiro do Pr. Oscar Castelo, Pr. Reginaldo Germano foi convidado, pelo Pr. Jairjairo Castelo (filho do Pr. Oscar) a deixar a Congregação Interlagos, em Linhares, norte do ES, e assumir a direção da Assembléia de Deus em Laranjeiras, era dezembro de 1987. Por bons dois anos a família Nascimento: Pr. Reginaldo, Clemência Alves e seus três filhos: Daniel, Gláucia e Oduvaldo (Dudu), estiveram se gastando nesta obra, que na ocasião contava com menos de 40 crentes. Apesar do pequeno numero, pastor Reginaldo não desistiu da tarefa. Colocou a mão no arado e logo realizou os primeiros batismos. Entre os primeiros crentes que desceram as águas estavam Wilber Jesuíno da Vitória. Tempos depois Romildo Pedro Módolo, atualmente pastor e vice-presidente desta igreja.



NOVO TEMPLO, NOVA HISTORIA

Mil novecentos e oitenta e nove, primeiras escavações, primeiras sapatas, lastros de concreto, amarrações; dia, noite, sol, chuva, lá estão irmãos Geraldo José de Souza, Samuel de Almeida Neto, Jesiel Santos Rocha, Romildo Módolo, Luiz Pireda, discutindo, concordando, medindo, discordando, batendo, despregando fazendo erguer este que seria o 1º templo assembleiano em Laranjeiras.
Cultos em meio às obras, batismos, estudos, conselhos, pregações, exortações, dores e lágrimas, mas a certeza de que estavam no centro da vontade de Deus. Este era o alimento para manter viva a certeza de que o Senhor resolveu plantar esta casa aqui em Serra.
Por uns 08 anos a vida do Pastor Oscar Castelo se mistura à vida desta igreja. Apesar da idade avançada, apesar da dor que o acometia, conseqüência de uma enfermidade, este soldado entendia que o viver é Cristo e o morrer é ganho. Daí ele compreendia que o lugar de um bom soldado é estar na linha de frente, junto com seu exército. E isso ele fez muito bem.

Aprouve a Deus que no dia 04/03/1995 Pastor Oscar Castelo viesse a falecer. A história da Assembléia de Deus em Laranjeiras, não morre com ele. Pelo contrário, ela se reveste de uma nova roupagem, a de realizar o sonho deste guerreiro: erguer uma igreja viva, para um Deus vivo na viva Laranjeiras de seus sonhos.
Com o falecimento do Pastor Oscar Castelo a igreja precisava deliberar sobre o novo presidente nesta ocasião, naturalmente o nome a ser aclamado era o do então vice-presidente, Pastor Reginaldo Germano do Nascimento.
Com a nobreza que lhe é peculiar, e com a visão de Reino que lhe é invejável, Pastor Reginaldo Germano apoiou, para o bom andamento do processo, que o jovem Ev. Elson de Souza Medeiros, que em virtude do estado de saúde do Pr. Oscar Castelo fora indicado para ajudar na condução dos trabalhos, assumisse a presidência da igreja.
Assim, entra em cena o segundo Grande Ato da historia desta igreja, a chegada do Pr. Elson de Souza Medeiros à condição de presidente.
É interessante observar que Deus é fiel Nas suas promessas, e hoje a IADL mantém em seu quadro de membros atuantes e de liderança, nomes que foram discipulados por Pastor Oscar Castelo; tais como: Nilza Velame (Diaconisa e dirigente do Circulo de Oração); Sirlene de Oliveira Torres (Secretária do Depto. Feminino); Wilber Jesuíno (Professor EBD, Ministro de Louvor, já atuou como Líder dos Jovens, entre outros); Jesiel Rocha (ex-1º Secretário, professor da EBD); Maria Nazaré Souza dos Santos (atual 2ª Líder do Depto. Feminino); Geraldo José. Isso mostra a vivacidade e a perenidade da obra de Deus. “Seca-se a folha, caem as ervas, mas a palavra de Deus permanece para sempre”.
Mas queremos honrar também (com riscos de esquecermos de registrar alguns nomes) outras pessoas que fizeram história nesta Betel (Casa de Pão): Débora Morais Castelo (in memoriam); Laís Morais Castello (filha do saudoso Pastor, que por ocasião do inicio desta obra emprestou seu nome para aquisição do imóvel junto aos órgãos financeiros e que assinava conjuntamente com o então presidente, as atas da igreja, na condição de 1ª secretária); Autaniz Castelo; Enos Araújo; Antonio Mariano ((in memoriam); Derly de Oliveira Silva, Sirlene de Oliveira Torres, Sirley de Oliveira, Núbia Rosimery de Oliveira, Nirlei de Oliveira, Vânia de Oliveira, Maria de Lourdes Boaventura, Manuel Boaventura, Leidy de Almeida, Marcos de Almeida (filho do Samuel A. Neto); Edson Ferreira; Vanda Coleta; Josenildo Muller; Marta Oliveira dos Santos; Pr. Carlito Araújo Machado (vice-presidente em 1986); Lilia Candido Velame (in memoriam); Helemacio Candido Velame (filho da Nilza Velame); Eliane Gonçalves de Oliveira (irmã da Nilza Velame)


FAMÍLIA MEDEIROS – ESTENDENDO TENDAS; AMPLIANDO HORIZONTES

Nos primeiros meses de 1995 chega à IADL um jovem, cheio de dinamismo, com uma mensagem enérgica e poderosa, dono de um coração fervoroso por evangelismo e missões, com apenas 29 anos de idade. Pastor Elson de Souza Medeiros e família, chega à Laranjeiras para escrever uma nova página nesta história, para implantar marcas e modelos. Laranjeiras nunca mais foi a mesma.

Proveniente da Assembléia de Paul, Vila Velha, estivera aqui pela primeira vez em 14 de dezembro de 1994, pregando no púlpito que Deus reservara para ele, embora neste período não tivesse nenhum projeto a este respeito (todos os seus projetos para o ano de 1995, estavam traçados para a congregação que pastoreava em Vila Batista, V. Velha). Mal sabia ele que o que estava acontecendo era o que já dizia o profeta Isaías nos capítulos em 55:9 “porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos”.
Pr. Elson passou por transições difíceis, pois assumir o lugar de um pastor já com seus cabelos brancos e dignos de todo respeito por seus 82 anos, não é uma simples tarefa para um jovem pastor, ainda que na sua bagagem ministerial trouxesse quatro diferentes experiências pastorais (três em Minas Gerais e uma no Espírito Santo, além de uma experiência missionária transcultural). Deus lhe deu coragem, visão e estratégias.
Temas como evangelismo, missões e família tornaram-se seus ideais de trabalho. 1995 fora um ano de grandes desafios, e para a nossa alegria no dia 30 de outubro novos crentes desceram às águas batismais. Em Novembro, do mesmo ano, nos dias 24, 25 e 26 foi o primeiro Encontro de Casais, dos muitos outros acontecidos ao longo desses treze anos. Os Encontros de Famílias e Congresso de Pais sempre foram as alegrias das famílias da IADL.
Outro momento marcante nesta história foi o Mutirão Evangelístico, realizado em 1997, onde mais de 80 pessoas entre crianças e adultos saíram pelas ruas de Laranjeiras proclamando o Reino de Deus e fazendo conhecida a igreja no bairro. Como conseqüência disso a igreja foi envolvida com grupos familiares que remeteu a vários batismos. No ano seguinte veio a primeira Conferência Missionária (neste ano do Jubileu realizaremos a 10ª edição). Parcerias missionárias foram e estão sendo estabelecidas. Assim a igreja por dez anos esteve contribuindo no sustento dos missionários Almir, Jôse e Samuel, na Espanha; também sustenta os projetos da missionária Miriam, que esteve em Senegal, e se encontra atualmente em Treinamento Lingüístico na Inglaterra, visando chegar ao Chade – África. Mas a IADL também faz missões nacionais; No nordeste brasileiro temos o Pr. Osvaldo Junior, a Nádia e o Nícolas trabalhando uma base missionária para alcançarmos o nordeste a partir da Paraíba.
Chegamos aos 25 anos felizes com o que já conquistamos, mas sabendo que há ainda muito que conquistar. Quem conhece o Pr. Elson sabe que os seus sonhos para a igreja de Laranjeiras estão apenas começando. Como uma árvore frondosa esta igreja continua acolhendo quem chega, através dos seus inúmeros departamentos; e sabemos que somente os registros dos céus sabem quantas almas foram resgatadas e impactadas pela pregação do evangelho durante estes vinte cinco anos da Assembléia de Deus de Laranjeiras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LeonardoSaleme